Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU apoia totalmente roteiro de paz na Líbia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou terça-feira o seu apoio total ao representante especial do Secretário-Geral na Líbia, Ghassan Salamé, e à Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), em busca duma solução política neste país, conducente à organização de eleições pacíficas e credíveis.

Segundo um comunicado de imprensa  divulgado pelo presidente do CS, o Francês François Delattre, a sua instituição apela aos Estados membros das Nações Unidas e às organizações regionais para se unirem a fim de apoiarem o representante especial de António Guterres, o SG da ONU “durante esta fase crítica da transição na Líbia”.

Os membros do Conselho saudaram o anúncio feito pela representante especial a 20 de março corrente, relativamente à organização duma conferência nacional, de 14 a 16 de abril de 2019, em Ghadames, na Líbia.

O comunicado indica que o CS saudou também a convocação, a 27 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos, sob a égide da ONU, duma reunião entre o primeiro-ministro e chefe do Governo líbio da União Nacional, Fayez al-Sarraj, e o marechal Khalifa Haftar, comandante do Exército Nacional líbio.

As duas partes chegaram a um acordo sobre a necessidade de se pôr termo à transição na Líbia, através da organização de eleições gerais.

O Conselho de Segurança lembrou os engajamentos dos responsáveis líbios, tomados durante as conferências de Paris de 29 de março de 2018 e de Palermo (Itália) de 12 e 13 de novembro de 2018, de agirem de maneira construtiva, no quadro dos esforços envidados sob a égide das Nações Unidas.

Para o Conselho, a Conferência Nacional “oferece uma ocasião crucial para todos os Líbios porem de lado seus diferendos, demonstrarem moderação para o bem do seu país e realizarem a paz e a prosperidade para o povo líbio”.

Apelou a todos os participantes no processo para se comprometerem, de boa fé, neste processo levado a cabo pelos Líbios e para os Líbios.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 27março2019