Conselho de Paz e Segurança da UA saúda conferência de Londres sobre Somália

Cartum, Sudão (PANA) – O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA)  congratulou-se com os resultados da recente conferência de Londres (Inglaterra) sobre a Somália, indica um comunicado de imprensa.

De acordo com este comunicado divulgado no termo de uma reunião, sexta-feira, o CPS sublinhou a necessidade de manter o atual ímpeto internacional a favor do processo de paz e de reconciliação na Somália.

O CPS disse, neste texto, que está totalmente informado sobre os resultados da conferência de Londres que decorreu a 23 de fevereiro último.

"O Conselho ressaltou com satisfação que as medidas tomadas durante a conferência vão contribuir muito para a prosseguição da paz e da reconciliação na Somália, permitindo assim instaurar uma estabilidade e uma segurança acrescidas na região e além-frointeiras", lê-se no comunicado.

De acordo com a fonte, O CPS manifestou a gratidão da UA ao Governo do Reino Unido, nomeadamente ao seu primeiro-ministro, David Cameron, por ter tomado esta iniciativa para apoiar os esforços da UA na Somália.

Segundo o comunicado, o Conselho espera que a próxima conferência de Istambul  (Turquia) sobre a Somália seja um meio de manter o atual ímpeto internacional em relação ao assunto.

O Conselho apelou igualmente aos dirigentes políticos somalís para "honrarem totalmente os compromissos assumidos" para pôr termo à transição na data marcada e  lançar um processo político mais conciliador e mais representativo na Somália.

-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/CJB/DD    10mar2012

10 mars 2012 18:53:02




xhtml CSS