Agência Panafricana de Notícias

Conselho Superior Líbio da Justiça quer provas contra supostos juízes corruptos

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Superior Líbio da Justiça, Ali Ihfidha, pediu segunda-feira provas contra presumíveis magistrados corruptos, que se insurgem contra ataques sem provas tangíveis, muitas vezes formuladas contra juízes.

"Desejamos boas vindas a qualquer pessoa que possuir provas e documentos que demonstrem a implicação dos magistrados em dossiers de corrupção para as apresentar à Justiça a fim de que as acusações proferidas contra estes juízes sejam examinadas no quadro da lei", disse Ihfidha durante um encontro extraordinário dos presidentes e magistrados da Justiça a nível nacional.

Ele insistiu na necessidade de "respeitar os juízes e de evitar atacá-los".

"Lanço um apelo a qualquer pessoa que deseje uma boa Justiça na Líbia para evitar proferir acusações gratuitas. Não demonstraremos nenhuma fraqueza diante dos corruptos”, garantiu.

O corpo dos magistrados faz face a numerosas acusações formuladas pela opinião pública líbia que acusa vários juízes de estarem implicados em dossiers de corrupção durante a liderança do finado ditador, Muamar Kadafi, derrubado em Agosto de 2011 após 42 anos de poder sem partilha.

Várias organizações da sociedade civil defenderam "a limpeza" dos magistrados corruptos a fim de fazer funcionar a Justiça conforme os princípios que presidiram à Revolução líbia de Janeiro e fevereiro de 2011.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/FK/DD 08out2013