Conselho Consultivo do BAD discute aumento de seu capital geral

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Conselho Consultivo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é autorizado a deliberar sobre  a perspetiva do aumento do capital geral do capital da instituição bancária, soube-se sexta-feira de fonte oficial.

A autorização foi dada pelos 80 governadores do BAD durante uma reunião no quadro das 53as Assembleias Anuais da instituição financeira em Busan, na Coreia do Sul, indica um comunicado final deste encontro.

Esta decisão de aumento geral do capital do BAD visa permitir-lhe satisfazer r as necessidades de financiamento dos seus países membros regionais e atingir os seus objetivos de desenvolvimento, lê-se na nota.

Para os governadores, este aumento do capital devia ser precedido pela apresentação dum relatório estratégico bem direcionado sobre o papel do Grupo do Banco no contexto da arquitetura global de desenvolvimento e por uma avaliação das reformas para aumentar a sua capacidade de realizar os seus objetivos.

Os governadores tomaram também nota do aumento de desembolsos em 2017, o mais elevado da história do BAD.

No mesmo contexto, saudaram as realizações do BAD e encorajaram-no a fazer mais em matéria de eficiência e impato sobre o desenvolvimento.

Em 2017, o BAD registou oito biliões e 700 milhões de dólares americanos de aprovação e mais de sete biliões de dólares de desembolsos , resultados nunca atingidos desde a sua criação em 1964.

-0- PANA BAL/BEH/MAR/DD 26maio2018

26 Maio 2018 08:18:04


xhtml CSS