Agência Panafricana de Notícias

Congoleses manifestam-se diante da Embaixada da RDC em Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Dezenas de Congoleses manifestaram-se terça-feira diante da Embaixada da República Democrática do Congo (RDC), em Bruxelas, na Bélgica, contra o projeto de revisão da lei eleitoral que prevê a organização das próximas eleições presidenciais só depois do censo completo da população congolesa, estimada em 70 milhões de habitantes num território de mais de dois milhões de quilómetros quadrados.

A oposição congolesa acha que este projeto de revisão da lei eleitoral é uma manobra para permitir ao Presidente Kabila prolongar mais ainda o seu mandato para além do seu segundo atualmente em curso.

Agitando a bandeira congolesa, os manifestantes cantavam e dançavam sob a supervisão da Polícia belga pronta para intervir e impedir os opositores congoleses de avançar para o interior do edifício da Embaixada.

Os Congoleses manifestaram-se em apoio às marchas de protesto decorridas segunda-feira, em Kinshara, e em outras cidades congolesas contra a revisão da lei eleitoral. Estas manifestações fizeram pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos entre os manifestantes.

O Governo congolês ordenou o corte da Internet, que permite aos opositores divulgar os vídeo das manifestações.

-0- PANA AK/TBM/SOC/MAR/IZ 21jan2015