Agência Panafricana de Notícias

Congolesa Céline Banza vence Prémio Descoberta RFI 2019

Paris, França (PANA) - Céline Banza, artista da República Democrática do Congo, ganhou quinta-feira, entre 10 finalistas, o Prémio RFI Descoberta 2019, pela qualidade das suas melodias e voz, declarou o júri do concurso composto por artistas internacionais.

Céline Banza, nascida em Kinshasa em fevereiro de 1997, é uma artista independente que oscila entre cantora, actriz e videasta, o que lhe permitiu atrair a atenção da bailarina e coreógrafa congolesa Faustin Lyniekula.

O encontro das duas figuras veio inspirar a curta-metragem "Tamuzi", no qual Céline Banza desempenha o seu próprio papel em 2017.

No mesmo ano, a artista congolesa fez uma breve aparição em "The Voice Afrique Francophone" e criou o seu próprio grupo, "Banza Musik", em 2018, quando participou na exposição "Kinshasa 2050: Mulheres Primeiro!" antes de se dedicar ao seu novo projeto musical.

Em 2019, Céline Banza, que está atualmente a concluir a gravação do seu primeiro álbum, que será lançado em 2020, atuou em vários palcos, incluindo no Jazz Kif, em Kinshasa e Brazzaville, e depois no African Music Forum, no Instituto Francês de Kinshasa.

Ao ganhar este prémio, Céline Banza beneficiará do apoio profissional e da promoção mediática, incluindo a organização de um concerto, em Paris, e de uma digressão organizada pelo Instituto Francês com o apoio dos parceiros do prémio, o Instituto francês, a Organização Internacional da Francofonia, Sacem e Ubiznews.

O júri do Prémio Descoberta RFI 2019 foi composto por artistas internacionais como Asalfo, Charlotte Dipanda, Tiken Jah Fakoly, Fally Ipupa, Josey, Angélique Kidjo, Youssou N'Dour, Oumou Sangaré e Singuila.

Desde 1981, o Prémio RFI Descoberta tem destacado os novos talentos musicais do continente africano e contribuído para o lançamento de muitos artistas que desde então conquistaram um público internacional, incluindo Tiken Jah Fakoly (Côte d’Ivoire), Amadou e Mariam (Mali), Rokia Traoré (Mali), Didier Awadi (Senegal), Soul Bang's (Guiné) e outros.

-0- PANA  BM/BEH/SOC/CJB/IZ 10nov2019