Congo valida programa nacional de investimento agrícola

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês validou quarta-feira o seu Programa Nacional de Investimento Agrícola e Segurança Alimentar e Nutricional (PNIASAN) com vista a reforçar as capacidades institucionais e aumentar a produtividade agrícola no país, soube a PANA esta quinta-feira junto do Ministério da Agricultura e Pecuária, Brazzaville.

Este programa foi aprovado no termo dum seminário co-organizado, terça-feira, em Brazzaville, pelo Congo e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no âmbito de esforços para lutar contra a fome, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Este documento está subdividido em sete programas básicos, designadamente, o desenvolvimento da agricultura, da pesca, da pecuária e da aquacultura; o apoio à valorização dos recursos florestais bem como a melhoria do acesso à terra e ao financiamento.

Preconiza igualmente o reforço da pesquisa agrícola e da difusão das inovações, e o reforço das capacidades operacionais nacionais e a melhoria do estado alimentar e nutricional.

Estes sete programas constituem as prioridades do Governo congolês no processo de desenvolvimento da agricultura e fazem parte dos pilares do Programa Pormenorizado de Desenvolvimento da Agricultura Africana (PDDAA).

O PDDAA visa, entre outros, promover de forma intensa o crescimento do setor agrícola nos países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 12março2015

12 Março 2015 20:35:36


xhtml CSS