Congo vai lançar programa de pesquisas sobre paludismo

Brazzaville- Congo (PANA) -- O laboratório nacional de saúde pública (LNSP) do Congo lançará entre 2003 e 2004 um vasto programa de pesquisas sobre o paludismo no país, soube-se quarta- feira de fonte oficial.
Este programa, que será apoiado pela Organização mundial da saúde (OMS), inscreve-se no quadro da iniciativa "fazer recuar o paludismo".
O seu objectivo é identificar estratégias de defesa natural que se desenvolvem nos resistentes e propor "vacinas candidatas", afirmou um pesquisador congolês, Jean Vivier Moumbouli.
"O meu eixo de pesquisa é o da fisiopatologia, mas vamos também desenvolver os relacionados com os mecanismos de defesa natural existentes para a luta contra o paludismo", acrescentou Dr Moumbouli.
"Falar do paludismo é abordar um dos problemas de saúde pública mais importante que a África conhece ", afirmou na semana passada em Brazzaville o representante da OMS no Congo, Dr Lamine Cissé Sarr, aquando da entrega de um donativo de material informático e de reprografia ao Programa nacional de luta contra o paludismo (PNLP).
Este material deve permitir ao PNLP elaborar melhor os relatórios e as estatísticas sobre o paludismo que constituí a primeira causa de mortalidade no Congo.

13 Fevereiro 2003 10:57:00


xhtml CSS