Agência Panafricana de Notícias

Congo subsidia famílias das vítimas das explosões com $ 6.000 cada

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês anunciou a atribuição à cada família das vítimas das explosões de domingo passado, no campo de blindados de Mpila, no nordeste de Brazzaville, de um subsídio de três milhões de francos CFA (cerca de seis mil dólares americanos).

"Uma alocação de subsistência de três milhões de francos CFA será atribuída pelo Governo à cada família das vítimas. Não tem nada a ver com a indemnização cujas modalidades serão determinadas ulteriormente", disse quinta-feira o ministro congolês da Planificação, Pierre Moussa, durante uma sessão na Assembleia Nacional (Parlamento).

Domingo último, explosões no campo de Mpila mataram cerca de 200 pessoas, segundo um balanço oficial. O ministro Moussa, também presidente da comissão de avaliação do sinistro, afirmou que este drama fez 13 mil 854 sem-abrigos e dois mil 315 feridos.

Por seu turno, o porta-voz do Governo e ministro da Comunicação, Bienvenu Okiémy, anunciou, no termo de uma reunião do Conselho de Ministros, também quinta-feira, que as exéquias destas vítimas terão lugar no próximo domingo, 11 de março.

-0- PANA MB/TBM/SOC/CJB/IZ 09março2012