Congo e França assinam acordo interuniversitário

Brazzaville, Congo (PANA) - Os reitores das universidades Marien Ngouabi do Congo, Armand Moyikoua, e de Lille, em França, Didier Hober, acabam de assinar em Brazzaville, uma convenção de apoio sanitário e de acompanhamento no ensino e na formação, indica um comunicado oficial distribuído terça-feira.

A convenção, válida para três anos, visa as atividades de cuidados médicos, pedagogia, pesquisa,  assistência e acompanhamento técnicos.

No plano universitário, o acordo abrange o ensino em medicina, pesquisa em virologia, formação em novas técnicas pedagógicas e no desenvolvimento farmacêutico, a colaboração na formação contínua dos profissionais paramédicos, bem como a instauração de módulos de formação médica à distância via tele-ensino orientado para as ciências fundamentais de primeiro grau de estudos.

Por seu turno, o acordo hospitalar permite apoiar a instauração e a organização de unidades neurovasculares, as prioridades nacionais de saúde pública nos estabelecimentos parceiros, o acompanhamento na estruturação das emergências hospitalares e pré-hospitalares, a formação em matéria de higiene e de luta contra as infeções nosocomiais.

Abarca igualmente a prevenção das infeções neonatais e a prevenção e a educação na saúde em matéria de diabete.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 26nov2013

26 Novembro 2013 12:22:34


xhtml CSS