Agência Panafricana de Notícias

Congo e FMI avaliam eventual programa de relançamento no país

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Abdoul Aziz Wane, iniciou terça-feira, em Brazzaville, discussões com o Governo congolês com vista a um eventual programa com o Congo para tirar o país da crise que regista, desde 2014, anunciou esta quarta-feira a rádio pública.

"Após a fase das discussões de fevereiro último, voltamos ao país. Pensamos concluir com esta fase de discussões para entrar na etapa das negociações”, declarou Abdoul Aziz Wane.

Ele acrescentou que esta nova fase de negociações vai centrar-se em três pilares, designadamente, o reequilíbrio da política orçamental, a boa governação de rutura com os velhos hábitos do passado e as medidas tomadas para tornar a dívida sustentável.

"Estes objetivos só podem ser alcançados num quadro transparente", revelou o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional.

Por seu turno, o ministro congolês das Finanças e Orçamento, Calixte Ganongo, quis tranquilizar os Congoleses relativamente ao resultado destas negociações que, segundo ele, "não vão perturbar as conquistas sociais".

"Estamos tranquilizados de que a vertente social dos Congoleses já tem a atenção do Governo e nada será posto em causa", indicou.

O fim da missão do FMI está previsto para 20 de dezembro corrente.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 6dez2017