Congo disponibiliza $ 32 milhões para programa de luta contra desnutrição infantil

Brazzaville, Congo (PANA) - O Congo vai disponibilizar 32 milhões de dólares americanos para implementar um programa de luta contra a desnutrição, responsável pela baixa de 40 porcento do Produto Interno Bruto (PIB), anunciou quinta-feira um comunicado oficial.

Segundo o comunicado, este programa de luta multissetorial, de três anos (2014-2017), visa proteger a camada juvenil para reduzir para pelo menos 10 porcento a prevalência da desnutrição crónica, até 2017, nas crianças dos zero aos 24 meses.

Ele permitirá finalmente melhorar o estatuto nutricional das populações congolesas para um desenvolvimento sustentável.

"A nossa vontade é contribuir para múltiplos esforços de luta contra a desnutrição crónica no Congo, melhorar a nutrição tendo em conta a sua incidência positiva na educação, na medida em que ela favorece o reforço das capacidades cognitivas e das capacidades de apreendizagem", indica o secretário-geral da Presidência da República do Congo, Jean Baptiste Ondaye.

Vários resultados são esperados deste programa, nomeadamente a melhoria do quadro estratégico, institucional, jurídico e financeiro de luta contra este flagelo, o aumento em pelo menos 30 porcento da cobertura da prevenção e a despistagem do mesmo.

Segundo estatisticas do secretariado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a desnutrição, que não deixa de aumentar, vai afetar mais de 200 mil crianças congolesas menores de cinco anos de idade, sendo a queda do crescimento duas vezes mais importante nos pobres do que nos ricos.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 10out2013

10 Outubro 2013 13:16:54




xhtml CSS