Congo desembolsa $ 8 milhões para recenseamento geral de agricultura

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês vai desembolsar três biliões, 864 milhões e 695 mil francos CFA (cerca de oito milhões de dólares americanos) para o lançamento, em maio próximo, do recenseamento geral da agricultura, para dotar o país dos dados necessários para estabelecer uma fotografia geral do sistema de produção de alimentos, refere um comunicado oficial.

Esta operação, prevista para 2014-2016, deverá igualmente permitir ao Congo comparar-se com os outros Estados de África e do mundo em matéria de alimentação.

Para este ano, o orçamento está estimado em dois biliões, 331 milhões e 966 mil francos CFA (cerca de cinco milhões de dólares americanos).

Atividades preparatórias já foram levadas a cabo em três distritos do Congo, com o financiamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Trata-se, nomeadamente, de um recenseamento piloto efetuado em Ignié, no distrito de Pool (sul), em Oyo, no distrito de Cuvette (norte) e em Mfouati, no distrito de Bouenza (sul).

O recenseamento geral da agricultura foi suspenso no Congo há 28 anos, recorde-se.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 06fev2014

06 Fevereiro 2014 12:56:50


xhtml CSS