Agência Panafricana de Notícias

Congo anuncia diminuição de 30 porcento de atividades de setor florestal

Brazzaville, Congo (PANA) – A crise financeira provocou uma diminuição de 30 porcento das atividades do setor florestal do Congo, declarou esta terça-feira em Brazzaville o ministro congolês do Desenvolvimento Sustentável, Economia Florestal e Ambiente, Henri Djombo.

« A redução das atividades das empresas florestais traduziu-se na baixa das ofertas de emprego na ordem de 30 porcento neste setor », deplorou o governante congolês diante da imprensa.

Djombo congratulou-se, no entanto, com as medidas de relançamento tomadas pelo Governo que consistem em incitar as empresas a restruturar-se e virar-se para o mercado local e o da África Central.

O novo código florestal congolês, que data de agosto de 2000, obriga os exploradores florestais a transformarem no local 85 porcento das suas produções de madeira e exportarem apenas 15 porcento da quantidade produzida sob forma de matéria bruta.

Pelo menos 40 empresas florestais operam no norte e no sul do Congo onde a floresta cobre cerca de 22 milhões de hectares, ou seja dois terços da superfície do país.

O Congo obtém das suas florestas cinco porcento do seu Produto Interno Bruto (PIB) e 13 porcento das suas receitas de exploração.

-0- PANA MB/AAS/IBA/FK/DD 16nov2011