Congo alberga semana científica africana

Brazzaville, Congo (PANA) – A capital congolesa, Brazzaville, vai albergar de 14 a 18 de abril próximo, a Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação em África, anunciou segunda-feira  fonte oficial.

Organizada pela União Africana (UA) e pelo Ministério congolês da Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica, esta semana vai reunir os melhores investigadores, inventores  e inovadores do continente africano.

Várias atividades serão organizadas, durante esta semana, nomeadamente a sessão extraordinária da Associação dos Ministros Africanos responsáveis pelas Ciências e Tecnologias (AMCOST),  a assembleia geral da Academia Africana das Ciências, o  ateliê regional do COPAB, um organismo africano consagrado à ética e à bioética, bem como o Salão da Inovação.

Este evento, que decorre sob o lema "Textos e Instrumentos de Regulação em Ética e Bioética na sub-região da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) de Pesquisa", visa  formar os grupos de pesquisa da comissão científica do COPAB, na África Central.

Durante a sessão extraordinária, os participantes vão adotar as estratégias africanas em matéria de ciências, tecnologia e inovação. A assembleia  geral consistirá na aprovação das estratégias antes da sua apresentação à cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UA.

A assembleia geral da Academia das Ciências tem a missão de fazer honrar o compromisso do Presidente do Congo, Denis Sassou N’Guesso à promoção das ciências em África.

Também  servirá para balancear as atividades, eleger um novo presidente e organizar a cerimónia de entrega dum prémio africano para a pesquisa denominado “Prémio do Presidente Olusegun Obasanjo para a Pesquisa”.

-0- PANA MB/BEH/FK/IZ 08abril2014

08 Abril 2014 08:23:21


xhtml CSS