Congo acolhe reunião de alto nível sobre poliomielite

Brazzavill , Congo (PANA) – A capital congolesa, Brazzaville, acolhe, a partir desta quarta-feira, uma reunião de alto nível sobre a poliomielite com a participação de representantes dos Camarões, do Níger, da Nigéria, do Tchad e da República Centroafricana (RCA), anuncia um comunicado oficial.

Sob a égide da Organização Mundial da Saúde para África (OMS/Afro), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a Organização Mundial das Vacinas (GAVI) e com o Ministério congolês da Saúde e População, este encontro visa refletir sobre as estratégias para erradicar a poliomielite nos países situados em torno do Lago Tchad.

À margem da reunião está previsto o lançamento do projeto T4D, que consiste em emitir SMS para melhorar a vacinação de rotina contra esta doença, iniciativa apoiada pelo UNICEF, e pelo Ministério congolês da Saúde e População, sublinha o comunicado.

A poliomielite representa uma das doenças mais temidas no mundo e, segundo a OMS , nota-se o seu ressurgimento na Nigéria e em alguns países da zona do Lago Tchad, o que explica por que foi lançada uma campanha de imunização este ano.

Além da zona do Lago Tchad, a campanha de imunização continua em vários países africanos para as crianças dos zero aos cinco anos de idade a fim de erradicar esta doença em África.

Assim, a OMS decretou 2017 como o ano de contagem regressiva para uma erradicação total da doença em 2020.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 22fev2017

22 Fevereiro 2017 07:48:13


xhtml CSS