Agência Panafricana de Notícias

Confrontos entre polícias e manifestantes na capital mauritana

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Violentos confrontos opuseram a Polícia a jovens militantes negros do movimento « Não Toque na Minha Nacionalidade » que se manifestam para denunciar o caráter « discriminatório e racista » dum censo geral da população iniciado a 6 de maio último, constatou esta quinta-feira a PANA em Nouakchott.

Os confrontos mais violentos tiveram como palco Medina 3, um bairro popular da comuna de Tevragh-Zeina, onde os manifestantes replicaram às bombas de gás lacrimogéneo e às matracas da polícia por lançamentos de pedras e outros objetos ao seu alcance.

Várias viaturas foram incendiadas em diversas zonas do país.

A capital mauritana, Nouakchott, parece assim ter recebido o testemunho após uma semana de manifestações contra o recenseamento no vale do rio, nomeadamente em Kaédi, a 430 quilómetros a sul da capital e em várias outras localidades da mesma província.

Estes distúrbios fizeram um morto, vários feridos, destruições de bens públicos e privados, bem como várias dezenas de detenções, tendo os manifestantes sido libertos após três dias de detenção preventiva.

Terça-feira à noite, o Governo mauritano anunciou a sua intenção de prosseguir esta operação e enviou uma advertência « aos perturbadores da ordem pública ».

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 29set2011