Agência Panafricana de Notícias

Confrontos entre forças da Ordem e manifestantes em Lomé

Lomé- Togo (PANA) -- A sessão de orações iniciada quarta-feira em Lomé pela Frente Republicana para a Alternância e Mudança (FRAC), no quadro da série de manifestações programadas pela oposição para reclamar pela vitória do seu candidato, Jean Pierre Fabre, degenerou em confronto entre as Forças da Ordem e os militantes, constatou a PANA no local.
Os manifestantes, dispersados com bastões e gases lacrimogéneos, tentaram, até à noite, opor resistência por arremessos de pedras e pneus queimados em cantos de ruas da capital togolesa.
Veículos da Polícia Nacional foram colocados em lugares estratégicos da cidade, enquanto agentes de segurança patrulhavam nos bairros periféricos da cidade onde os confrontos se produziram.
Convocados por Jean-Pierre Fabre, candidato derrotado às presidenciais de 4 de Março último, e outros líderes da FRAC, vários militantes e simpatizantes deslocaram-se quarta-feira à tarde diante do Templo Metodista Salem de Lomé, para participar no culto iniciado pela Frente para "confiar a resolução da crise política togolesa a Deus".
Desde a proclamação dos resultados das eleições presidenciais de 4 de Março último que conduziu à reeleição do Presidente Faure Gnassingbé, a FRAC e os seus militantes continuam a reivindicar a vitória do seu candidato através de manifestações de protesto e comícios.
A sessão de orações de quarta-feira é a terceira do género organizada pela oposição togolesa desde a proclamação, a 18 de Março último, dos resultados definitivos das presidenciais pelo Tribunal Constitucional do país.
Mas os participantes nestas sessões de orações foram dispersados pelas Forças da Ordem e de Segurança.