Confirmados 260 casos de cólera no centro de Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) – Pelo menos 260 casos de cólera foram confirmados até ao momento em três distritos da província central moçambicana de Sofala, mas sem nenhum registo de óbitos, anunciou segunda-feira o Ministério da Saúde.

Esta confirmação em Sofala eleva para cinco o número de províncias do país afetadas pela  enfermidade, que já fez 55 mortes na capital, Maputo, e um total de sete mil e 408 casos da doença registados em todo o país.

Em Sofala, os distritos de Caia e Nhamatanda bem como a cidade da Beira são os mais afetados, respetivamente com 129, 91 e 40 casos sem mortes.

A cólera, que afeta o país desde dezembro de 2014, tem uma taxa de letalidade estimada em 0,7 porcento, indicativo que está em consonância com o nível de tolerância estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que não deve estar acima de um porcento.

A província central de Tete, com três distritos afetados, continua a liderar a escala entre as mais atingidas pela doença com um saldo de três mil e 593 casos e 22 óbitos.

Além de Tete e Sofala, a doença afeta também as províncias de Nampula, nos distritos de Lalaua, Meconta (Namialo), Nampula, Mecuburi e Murrupula; Niassa (Lichinga, Cuamba e Metangula); e Zambézia (Quelimane, Gurué e Nicoadala).

-0- PANA AIM/LE/SG/IZ 31março2015

31 Março 2015 11:19:39


xhtml CSS