Conferência sobre desenvolvimento sustentável marca Dia do Ambiente em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Dia Mundial do Ambiente, 05 de junho, foi assinalado em Cabo Verde com a realização, sexta-feira, na cidade da Praia, de uma conferência sobre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento, apurou a PANA de fonte da organização.

Trata-se de um evento, organizado pela representação das Nações Unidas no arquipélaago e a  Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) com o propósito de  analisar a definição de novas metas, já denominados como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

A conferência tem lugar no momento em que se aproxima o prazo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015.

Para a Uni-CV, o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala este ano sob o lema “Sete mil milhões de sonhos. Um só planeta. Consumamos com moderação”, constitui “uma oportunidade para uma reflexão conjunta e um momento de sensibilização dos atores públicos e privados e da sociedade civil sobre a problemática do desenvolvimento sustentável”.

A universidade pública cabo-verdiana assinala que a realização desta conferência, que se inscreve também no quadro das celebrações dos 40 anos da cooperação das Nações Unidas com Cabo Verde, segue a linha da Terceira Conferência Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que aconteceu em Samoa, em 2014.

A fonte da Uni-CV recorda que o referido encontro enfatizou que os pequenos países insulares, dadas as vulnerabilidades específicas associadas às suas condições sociais, ambientais e à insularidade, devem continuar a merecer uma especial atenção global, visando assegurar o seu desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial do Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1972, visa destacar as questões ambientais e possibilitar a cada um perceber não somente a sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar num agente da mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

A efeméride tem como objetivos estimular a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentivar ações positivas que garantam um mundo mais limpo e verde hoje e para as gerações futuras.

-0- PANA CS/IZ 06junho2015


06 Junho 2015 19:04:09


xhtml CSS