Conferência sobre abastecimento de água em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Uma conferência intenrnacional de três dias realizar-se-á terça-feira na capital etíope sob a égide do governo deste país em colaboração com a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA), soube-se de fonte próxima do UNICEF.
"Abastecimento de água para milhões de pessoas" é o tema desta conferência de dois dias, a que se seguirá uma apresentação sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável com custos módicos a favor dos países em via de desenvolvimento, segundo a mesma fonte.
Responsáveis do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNESCO) indicam que neste evento estãrão presentes pesquisadores, praticantes, assim como os beneficiários e financeiros de projectos de reservas de água subterrânea.
Alan Court, coordenador das operações de abastecimento do UNICEF, procederá à abertura oficial do encontro no centro de conferências das Nações Unidas, baseando a sua apresentação nas experiências práticas em matéria de gestão do lençol freático, tecnologia e qualidade de água.
Além destas apresentações sobre experiências práticas em matéria de gestão do lençol freático na Índia, Nigéria, Quénia e Zâmbia, a maioria das comunicações basear-se-ão em experiências etíopes em matéria de avaliação de reservas de água subterrânea em zonas rurais.
"As reflexões, trocas de ideias e conhecimentos deverão contribuir para formular estratégias de desenvolvimento sustentável e de reservas de água subterrânea com custos módicos a favor dos países em via de desenvolvimento", disse sábado à PANA um oficial do UNICEF.
Os participantes debaterão ainda questões relativas à gestão de água, como a reglementação, legislação, política, sistemas de informação, ambiente, protecção de recursos, tecnologias ligadas à exploração de água.

23 Maio 2004 15:49:00


xhtml CSS