Concertação condiciona formação de novo Governo na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - A formação de um novo Governo na República Centroafricana (RCA) exige concertação entre as partes do Fórum de Brazzaville, declarou quarta-feira o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Alexandre Ferdinand Nguendet.

Falando no termo duma reunião com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, que é igualmente medianeiro da África Central na crise centroafricana, Nguendet defendeu  por isso a suspensão do processo de formação de um novo Governo até à obtenção de um consenso sobre o primeiro-ministro que deve dirigir a próxima equipa governamental.

"É urgente que todas as instituições e todas as entidades se encontrem e conversem. Não há triunfalismo, nem vencedores e vencidos numa situação dessas", opinou o presidente do CNT, considerando que a designação, a 10 de agosto último, do novo primeiro-ministro, Mahamat Kanoum, não colhe unanimidade.

No seu entender, os atores políticos e a sociedade civil são obrigados a fazer sacríficios para que o povo centroafricano possa ter a calma e a paz indispensáveis ao desenvolvimento do país.

Nguendet explicou que a sua delegação de nove pessoas ao Congo, representando a coligação ex-Seleka, os partidos políticos, o CNT, os antibalaka e a sociedade civil "veio solicitar a arbitragem do medianeiro Sassou Nguesso".

"O princípio da transição é o diálogo, a concertação e o consenso. Deve ser feito com todas as forças vivas da nação e de comum acordo com a comunidade internacional. Por isso, é urgente que este consenso exista e devemos fazê-lo sob a mediação do chefe de Estado congolês", indicou Nguendet.

Ele deplorou ainda a ausência de concertação entre as instituições da República e as entidades envolvidas na crise durante a designação do novo primeiro-ministro.

Contudo, acrescentou, ainda há esperança e os atores envolvidos na busca das soluções de saída da crise estão determinados.

Desde março de 2013, a República Centroafricana conhece uma situação de segurança e humanitária muito crítica.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 21ago2014

21 Agosto 2014 14:23:33




xhtml CSS