Comprador de ouro morto em ataque em zona mineira no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Um comprador de ouro morreu e três outras pessoas ficaram feridas durante um assalto, ocorrido na noite de 19 a 20 de maio corrente, na zona de extração de ouro de Sinty, na comuna rural de Fourou, no círculo (prefeitura) de Kadiolo, na província de Sikasso, no sul do Mali,  informou esta sexta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

Os autores do assalto, apenas dois, mataram Zoumana Traoré, o comprador oriundo da província de Segou (centro), e feriram três outras pessoas, das quais uma mulher, antes de levar todos os seus bens, não avaliados por enquanto.

Há duas semanas, o guiché de compra de ouro "business comptoir" do empresário Faguimbai, situada na zona de extração de ouro de Bia, na comuna rural de Misseni, na região de Kadiolo, foi atacado por sete homens armadas de pistolas-metralhadoras.

Durante este ataque perpetrado por volta das 23 horas locais, os meliantes levaram quase dois quilos de ouro cifrados em 20 milhões de francos CFA (35 mil 691 dólares americanos) e uma dezena de telemóveis pertencentes aos empregados.

A extração de outro floresceu nos últimos dias em Kadiolo, não longe da fronteira ivoiriense, atraindo um fluxo de indivíduos de todos os tipos e provenientes de todos os horizontes.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 25maio2018

25 Maio 2018 14:45:17


xhtml CSS