Compaoré apresenta seu relatório sobre Côte d'Ivoire à União Africana

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – O Presidente burkinabé, Blaise Compaoré, apresentou em Addis Abeba o seu relatório sobre a Côte d’Ivoire ao Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), soube a PANA na capital etíope.

"Fiz um relatório para o Conselho sobre a situação enquanto medianeiro do processo de paz na Côte d’Ivoire. Cabe ao Conselho apreciar a situação e tomar as medidas que achar necessárias", disse à imprensa sexta-feira o Presidente Compaoré à saída duma reunião à porta fechada do Conselho de Paz e Segurança (CPS).

Os quinze países membros do Conselho prosseguiram a sua reunião na presença do presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, após a retirada do chefe do Estado burkinabé, que chegou sexta-feira à tarde em Addis Abeba.

Órgão de apreciação e de decisão sobre as questões de governação em África, o CPS tomará, no final das suas discussões, uma decisão sobre a crise pós-eleitoral ivoiriense exacerbada pela existência no país dum presidente reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, e o chefe de Estado cessante Laurent Gbagbo, que reveindica também a sua vitória nas eleições presidenciais de novembro passado.

A crise ivoiriense deverá ser discutida durante a 16ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA que decorrerá de 30 a 31 de janeiro sob o lema "Valores Partilhados para a Unidade e a Integração Africana".

-0- PANA SEI/TBM/CJB/TON 29jan2011

29 Janeiro 2011 17:27:55




xhtml CSS