Comité de Defesa de Sahel apresenta conclusões de seus trabalhos ao Presidente burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, recebeu em audiência na sexta-feira, o Comité de Defesa e de Segurança do G5 do Sahel, liderado pelo seu presidente, o tenente-general Ahmed Mohamed, chefe de Estado-Maior General do Exército Níger.

De acordo com uma nota emitida pela Presidência do Burkina Faso, tratou-se, para o Comité de Defesa e Segurança do G5 do Sahel, de apresentar ao chefe de Estado as conclusões do trabalho da 6ª reunião do Comité.

De acordo com o general Ahmed Mohamed, os trabalhos desta sessão consistiram em reforçar a operatividade da força conjunta do G5 Sahel.

O Comité de Defesa e Segurança do G5 do Sahel agrupa os chefes de Estado-Maior do Exército e directores-gerais da Polícia de vários países membros, designadamente Mali, Níger, Burkina Faso, Tchad, Mauritânia.

A estrutura reúne-se habitualmente em dois formatos, precisamente o formato de segurança com diretores-gerais da polícia, e o formato de defesa que reúne apenas os chefes de Estados-Maiores das forças armadas.

A plenária destes dois formatos dá ao Comité de Defesa e de Segurança.

O âmbito do G5 Sahel, foi criada uma força conjunta na qual os cinco Estados juntam os seus recursos para enfrentar a ameaça terrorista no Sahel.

-0- PANA NDT/DIM/DD 12maio2018



12 Maio 2018 19:22:49


xhtml CSS