Comité da ONU examina situação de direitos das mulheres na Namíbia

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Comité das Nações Unidas para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) vai examinar, a 16 de julho corrente, em Genebra, na Suíça, a situação dos direitos das mulheres na Namíbia, anuncia um comunicado da instituição transmitido à PANA.

O comité composto por 23 peritos independentes vai analisar a questão com representantes do Governo nambiano e de organizações não governamentais, devendo debruçar-se sobre  medidas para resolver as incompatibilidades entre o direito positivo e o direito consuetudinário.

Trata-se de buscar soluções para combater a violência contra as mulheres, em particular, a violação e a violência doméstica, os preconceitos contra as mulheres vítimas de violência, os estereótipos tradicionais profundamente enraizados no papel das mulheres e na esterilização forçada, em particular para as mulheres seropositivas.

A Namíbia, enquanto um dos 189 Estados partes da Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, submete regularmente um relatório sobre o estado da aplicação da Convenção.

As conclusões deste exame da situação dos direitos das mulheres serão divulgadas a 27 de julho corrente.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/IZ 14julho2015

14 Julho 2015 19:21:17




xhtml CSS