Comité Africano de Alto Nível sobre Líbia esperado em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O Comité de Alto Nível da União Africana (UA) sobre a Líbia deslocar-se-à à Líbia em fevereiro próximo para ultrapassar o impasse político e favorecer uma convergência de pontos de vista entre as partes líbias.

O anúncio foi feito no fim de semana passado no termo duma reunião em Brazzaville, no Congo, entre esta estrutura pan-africana e uma delegação líbia chefiada pelo presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, à margem duma cimeira africana sobre a Líbia.

O diretor do Departamento África no Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed al-Makhour, afirmou, domingo, que o Comité reafirmou o seu apoio ao Acordo Político assinado a 17 de dezembro de 2016 entre as partes líbias em Skhirat, em Marrocos, nomeadamente as instituições saídas do mesmo, por exemplo, o Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, a Câmara dos Representantes (Parlamento) e o Conselho Supremo do Estado.

Al-Makhour acrescentou que o Comité prepara uma visita à Líbia para trabalhar para uma convergência de pontos de vista entre as partes líbias na aplicação do Acordo Político.

O Comité de Alto Nível da UA sobre a Líbia realizou uma reunião em Brazzaville sexta-feira  última na presença do presidente Fayez al-Sarraj, dos chefes de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, tchadiano, Idriss Deby Itno (presidente em exercício da UA), mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, e nigerino, Mahamadou Issoufou.

No encontro estiveram igualmente presentes representantes dos países vizinhos da Líbia e dos enviados da Liga Árabe, da União Africana e das Nações Unidas, indica-se.

-0- PANA BY/BEH/FK/DD 30jan2017

30 Janeiro 2017 11:44:22




xhtml CSS