Comissários europeus participam na Cimeira da UA na Etiópia

Bruxelas, Bélgica (PANA)   - Os comissários europeus para os Recursos Humanos e Orçamento, Kristalina Georgieva, e para a Cooperação Internacional, Neven Mimica, assistirão aos trabalhos da 26ª Cimeira da União Africana (UA) a iniciar-se domingo em Addis Abeba, a capital da Etiópia, indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta sexta-feira à imprensa.

Segundo o documento, a cimeira será a oportunidade para reforçar a parceria estratégica entre a União Europeia e a União Africana (UE-UA), duas organizações ligadas por um acordo sobre segurança que permitiu a instauração pelas duas partes da Facilidade de Paz, instrumento através do qual a UE financia operações para pôr termo aos conflitos em África.

Neste quadro será examinada a situação no Burundi e a UA deve tomar a decisão de enviar uma força de intervenção a este país para conter as violências durante as quais várias dezenas de civis foram mortos.

À margem dos trabalhos da cimeira, Kristelina Georgieva assinará um acordo de cooperação administrativa entre a Comissão da UE e a Comissão da UA.

O comissário europeu para a Cooperação Internacional manterá encontros bilaterais com líderes dos países da UA para analisar a questão da migração, à luz do lançamento pela UE do Fundo Fiduciário de Emergência a favor dos países do Sahel e da região do Lago Tchad, do Corno de África e da África Norte, principais regiões de partida de migrantes africanos para a Europa.

-0-  PANA /BEH/FK/TON  29jan2016

29 Janeiro 2016 16:27:19




xhtml CSS