Comissária da UA preconiza mudança duradoura na luta contra pobreza

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A comissária da União Africana para Assuntos Sociais, Bience Gawanas, declarou quinta-feira que uma abordagem holística baseada nos direitos humanos consagrados à população pobre vai provocar uma mudança duradoura de que a maior parte do continente africano necessita.
Procedendo à abertura duma reunião continental de três dias consagrada aos meios de existência vulneráveis em África, Gawanas disse que investir nos cuidados médicos e na agricultura oferecerá oportunidades para a criação de riquezas e do crescimento económico.
A comissária panafricana convidou organizações da sociedade civil "a colocar a dignidade e os direitos dos grupos vulneráveis no primeiro lugar em todas as iniciativas, a lutar contra o HIV/Sida, a insegurança alimentar, o desaparecimento total dos mercados rurais, a seca ou os direitos da mulher".
Os representantes dos organismos de desenvolvimento, das organizações humanitárias e organismos de defesa, que operam em 45 países africanos, estão presentes neste encontro.
O encontro pretende explorar vias e meios de atingir um crescimento económico médio mínimo de 5 por cento, a igualdade e a proposta de criação de Normas e Quadros para uma política social panafricana global pela UA.
De acordo com os seus organizadores, a conferência visa igualmente favorecer uma compreensão comum sobre as implicações devidas aos esforços para a eliminação da pobreza crónica e sobre os meios de existência vulneráveis em África.
"As organizações humanitárias correm de catástrofes para catástrofes, de crises para crises sem que haja uma mudança duradoura.
Devemos mudar a nossa maneira de trabalhar.
Devemos resolver as causas da vulnerabilidade", declarou Maxime Houinato da Oxfam Internacional (uma Organização Não Governamental), um dos organizadores da conferência.
Os outros patrocinadores desta reunião são Afroflag Youth Vision (AYV) e ACORD, ambas duas organizações internacionais que trablham para comunidades pobres e desfavorecidas.

23 Novembro 2007 18:38:00


xhtml CSS