Agência Panafricana de Notícias

Comissão rogatória em missão no Tchad para julgamento de Hissène Habré

Dakar, Senegal (PANA) - No quadro dos inquéritos para os preparativos do julgamento do antigo Presidente tchadiano, Hissène Habré, uma terceira Comissão Rogatória Internacional (CRI) deveria deslocar-se no Tchad sábado para uma missão de 16 dias, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo um comunicado divulgado pelas Câmaras Africanas Extraordinárias (CAE) criadas para julgar Habré, esta terceira CRI permitirá continuar as audições das vítimas, testemunhas, exploração dos arquivos da Direção de Documentação do Tchad e eventualmente sítios supostos acolher valas comuns no norte e no leste do país serão visitados.

A missão será liderada pelo coordenador da Câmara de Instrução, Jean Kandé, acompanhado por membros da Câmara de Instrução, do Ministério Público, da Célula de Comunicação das CAE e de investigadores da Polícia Judiciária.

A Câmara Africana Extraordinária (CAE) efetuou uma missão similar ao Tchad nos períodos de 19 de agosto a 02 de setembro e de 02 a 22 de dezembro de 2013.

Habré, que vive exiladoo em Dakar (Senegal) desde a sua destituição no termo de oito anos de poder no Tchad (1982-1990), foi preso a 30 de junho por ordem do Procurador Especial junto das Câmaras Africanas Extraordinárias por "crimes contra a humanidade, crimes de guerra e atos de torturas".

Ele foi preso a 2 de julho de 2013 numa cadeia da capital senegalesa.

-0- PANA KAN/TBM/SOC/MAR/TON 15março2014