Comissão da UA nomeia novo representante especial na RCA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, nomeou o mauritano Mohamed El Hacen Lebatt da Mauritânia para o posto de novo representante da Comissão para a República Centroafricana (RCA) e chefe da Missão da UA no país (MISAC), na sequência da demissão do general congolês Jean-Marie Michel Mokoko.

Um comunicado publicado pela CUA indica que Lebatt capitalizou uma rica experiência tanto a nível nacional como internacional.

Professor de Direito desde 1987, ele ocupou importantes funções académicas, das quais  presidente da Universidade de Nouakchott e decano da Faculdade de Direito e Ciências Económicas, antes de assumir funções no seio do Governo mauritano como ministro dos Negócios Estrangeiros (de 1997 a 1998), embaixador na Etiópia e representante permanente junto da UA (de 2003 a 2005) e embaixador na África do Sul (de 2005 a 2007).

Lebatt foi sucessivamente emissário especial no Burundi (1998 a 2000) e na RD Congo e Tchad ( de 2008 a 2013) e igualmente diretor do Gabinete de Facilitação para o Diálogo Nacional Intercongolês (de 2000 a 2002).

Ao prestar homenagem ao representante especial cessante, Dlamini Zuma exprimiu-lhe a sua "sincera gratidão ao general Mokoko pela sua liderança, pelo seu engajamento e pelo seu trabalho, bem como pela sua contribuição notáveis para a estabilização do país".

Ela sublinhou que, durante o seu mandato, a situação de segurança na RCA melhorou sensivelmente para balizar a via para os progressos do processo político e a realização das eleições em dezembro de 2015.

A presidente da CUA  exortou igualmente todos os atores a trabalhar em estreita colaboração com o novo representante especial para lhe permtiir cumprir com êxito a sua missão para o interesse supremo do país.

-0- PANA AR/ASA/BEH/FK/TON 21fev2016

21 Fevereiro 2016 13:03:54




xhtml CSS