Comissão da UA lança 1º relatório sobre Dinâmica do Desenvolvimento em África

Cotonou, Benin (PANA) – A Comissão da União Africana (CUA) lançará quarta-feira próxima na sua sede em Addis Abeba (Etiópia) um relatório económico anual sobre a “Dinâmica do Desenvolvimento em África”, e “Estratégia de Harmonização das Estatísticas em África” (SHASA II), soube-se em Cotonou de fontes próximas da instituição pan-africana.

Elaborada com o apoio da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), esta primeira edição do relatório sobre a "Dinâmica do Desenvolvimento em África" desempenha um papel essencial na continuação do projeto de integração e transformação de África, indica a Direção dos Assuntos Económicos da CUA.

Sublinhou que estas iniciativas pan-africanas representam balizas na via duma "África unida, integrada, pacífica e próspera, capaz de participar totalmente na governação internacional".

O documento fornece informações gerais sobre o processo de integração africana e ressalta as necessidades estatísticas prioritárias para os três dimensões principais, designadamente  a integração política e a governação regional e continental, a integração económica e a integração social e cultural.

Além disso, sublinha a Direção dos Assuntos Económicos da CUA, o documento  salienta diversas iniciativas tomadas pelas partes interessadas no Sistema Estatísticas Africano (ASS) a níveis nacional, regional, continental e internacional, para favorecer o desenvolvimento de informações estatísticas de qualidade em África.

No que diz à SHASA II, o seu objetivo principal é permitir ao ASS produzir informações estatísticas oportunas, fiáveis e harmonizadas, que cubram todos os aspectos da integração política, económica, social e cultural de África.  

Ele visa fazer avançar o programa de integração continental que é um objetivo central dos chefes de Estado e de Governo africanos, indica a fonte.

-0-PANA IT/BEH/SOC/FK/DD 10julho2018

09 Julho 2018 10:54:22


xhtml CSS