Comissão da UA felicita Etíope Tedros por eleição à frente da OMS

Addis-Abeba, Etiópia (PANA)   - O  presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, felicitou o Etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus pela sua eleição como primeiro Africano à frente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O mundo escolheu um funcionário da saúde mundial experiente, com um percurso notável  pela sua colocação à frente da saúde pública mundial e da segurança sanitária no centro do desenvolvimento humano", declarou Mahamat.

Tedros saiu vitorioso terça-feira duma eleição renhida em detrimento de dois candidatos de peso, Sani Nishter do Paquistão e David Nabarro do Reino Unido.

« Tedros esteve recentemente ao mais alto nível da elaboração da Agenda de 2063 da União Africana, que representa o quadro estratégico de orientação das prioridades de desenvolvimento do continente para os próximos 50 anos.

Na altura, ele trabalhava como presidente do Conselho Executivo da UA, frisou Mahamat na sua mensagem de felicitações.

Mahamat deseja a Tedros um mandato muito bem-sucedido à frente da OMS onde poderá
trabalhar afincadamente para um futuro melhor e uma melhor saúde para todos os homens no mundo.

A Comissão da UA afirma o seu apoio às prioridades de Tedros que são as reformas da OMS, a cobertura para doença universal, a segurança sanitária, a saúde das mulheres, das crianças e dos adolescentes e os desafios sanitários da mudança climática e ambiental”,  indica esta mensagem.

O presidente da  CUA agradeceu igualmente aos ministros africanos da Saúde o seu apoio unido e firme a Tedros durante a campanha, acrescentando que "quando África falar a uma  voz, ela ganha".

-0- PANA AR/MA/FJG/JSG/IBA/FK/DD 25maio2017

25 Maio 2017 10:59:51




xhtml CSS