Comissão da UA exorta mulheres a desempenharem seu papel em renascimento de África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, apelou terça-feira no Cairo, no Egito, às mulheres africanas para participarem no renascimento do continente.

Falando terça-feira no Cairo  por ocasião da VIII edição do Congresso das Mulheres Africanas Chefes de Empresas (FACE), Dlamini-Zuma sublinhou o compromisso da UA de promover a igualdade entre os sexos.

Na perspetiva da celebraçõ, em maio próximo, o 50º aniversário da organização pan-africana, uma oportunidade dedicada ao pan-africanismo e ao renascimento africano, a presidente da CUA afirmou que as mulheres devem desempenhar plenamente o seu papel na construção duma África íntegrada, próspera e pacífica.

Conjuntamente organizado pela Aliança Africana para a Autonomização das Mulheres (AFRAWE), pela Associação das Empresárias Egípcias (EBWA) e pela Federação para as Empresárias e Profissionais Egípcias (BPW-Egito), o congresso abordará, entre outras questões, a autonomização das mulheres e a integração económica do continente.

As participantes discutirão também sobre o papel das mulheres chefes de empresa no desenvolvimento e na cooperação económica com associações similares provenientes do mundo inteiro.

"A UA comprometeu-se a promover a igualdade entre os sexos, os direitos das mulheres e a autonomização das mulheres, e  corrigir o desesquilíbrio entre os sexos no continente ", declarou Dlamini-Zuma às delegadas.

No que diz respeito ao aniversário da OUA/UA, ela indicou que todos os Aricanos devem aproveitar esta oportunidade para celebrar e refletir sobre tudo o que o continente realizou, mas também discutir sobre as vias e os meios de chegar à realização da visão da UA " executada pelos próprios cidadãos que representam uma força dinâmica na cena mundial".

Este ano coincide com o 50º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), atual UA, nascida há cerca de uma década.

Os líderes da UA declararam 2013 Ano do Pan-africanismo e do Renascimento Africano, que é o tema destas celebrações.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/FK/DD 24abril2013

24 Abril 2013 19:01:49




xhtml CSS