Comissão da UA examina com Presidente angolano situação nos Grandes Lagos

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência esta segunda-feira, em Luanda, a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, para passar em revista os últimos desenvolvimentos da situação na região dos Grandes Lagos e noutras partes do continente africano.

Nkosazana Zuma disse à imprensa que consultou o estadista angolano, na sua qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sobre várias questões ligadas à situação de paz e segurança na RCA, na República Democrática do Congo (RDC), no Sudão do Sul, na Líbia e na Somália.

“Discutimos igualmente sobre questões atinentes ao desenvolvimento de Angola, o desenvolvimento das Comunidades Económicas Regionais (CER), da União Africana e das infraestruturas”, indicou a presidente da Comissão da União Africana.

A audiência analisou também a questão do financiamento da UA, “uma vez que Angola é um  dos países que acredita que esta deve tomar e aplicar decisões com base em recursos próprios", disse.

Sobre essa questão, explicou que o estadista angolano manifestou o seu apoio relativamente ao processo "Obasanjo", que defende o financiamento das atividades da UA com fundos próprios, bem como a criação de fontes alternativas de financiamento.

A presidente da Comissão da UA manifestou o seu apreço pelo facto de Angola ser um dos países que têm as suas quotas em dia a nível da instituição continental, bem assim como pelo apoio que as autoridades angolanas têm prestado à organização não apenas no contexto individual mas também a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Zuma está em Luanda em trânsito para a RCA, onde vai assistir à transferência dos efetivos das Forças da Missão Internacional de Verificação neste país para as Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas.

-0- PANA IZ 15set2014

15 Setembro 2014 16:30:45




xhtml CSS