Comissão da UA condena ataque terrorista contra hotel na capital maliana

Bamako, Mali (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (CUA), N’Kosazama Dlamini-Zuma, condenou com firmeza o ataque terrorista e ignóbil perpetrado sexta-feira última contra o hotel Radisson Blu de Bamako.

Numa mensagem de condolências enviada ao Governo maliano, a presidente da CUA
exprime a plena solidariedade da organização pan-africana ao povo e Governo malianos "numa altura em que eles fazem face, de novo, ao flagelo do terrorismo.

Também manifestou o apoio contínuo aos esforços visando promover, de forma duradoura, a paz e segurança no seu país através da aplicação efetiva e diligente do Acordo de Paz e de Reconciliação Nacional, assinado em maio e junho últimos.

N’Kosazama apresenta ainda as suas condolências mais sentidas da União Africana, às famílias das vítimas desejando pronta cura aos feridos.

A presidente da CUA sublinha que o ataque contra o hotel Radisson Blu representa uma ilustração suplementar da ameaça crescente que causam o terrorismo e o extremismo, reiterando também o apelo da organização pan-africana a todos os Estados-membros para reforçarem a sua cooperação no quadro dos instrumentos africanos e internacionais pertinentes.

« Com efeito, apenas esforços africanos coletivos coordenados e holísticos permitirão fazer efetivamente face ao terrorismo e ao extremismo e livrar o continente africano deste flagelo », indicou.

A responsável da CUA sublinhou finalmente a necessidade da constituição rápida duma força de intervenção a enviar ao norte do Mali para combater grupos terroristas e criminosos que imperam nesta parte do país.

- 0 - PANA GT/BEH/FK/DD 25nov2015

25 Novembro 2015 17:32:35




xhtml CSS