Agência Panafricana de Notícias

Comissão Europeia concede 2,4 biliões de euros para acolhimento de migrantes

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), concedeu dois biliões e 400 milhões de euros a dividir entre os Estados-membros como instrumento de "Asilo, Migração e Integração", para lhes permitir acolher centenas de milhares de migrantes chegados à Europa depois de atravessarem o Mediterrâneo, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Confrontos eclodiram na Grécia na pequena ilha de KOS, que não dispõe de meios, nem homens, nem infraestruturas para acolher os migrantes que nela desembarcam diariamente, depois de ter transitar pela Turquia.

Na Bélgica, o Governo lançou um plano de emergência de acolhimento de migrantes, mas alguns distritos protestam contra a quota fixada que consideram "impossível a gerir financeiramente e em meios".

Os fundos concedidos devem ser pagos sem demora aos Estados-membros para lhes permitir fazer face à emergência da situação, indica um comunicado da Comissão Europeia.

A Itália e a Grécia onde desembarcaram o maior número de migrantes entre os quais, dezenas de milhares de Africanos que partiram das costas líbias em embarcações precárias para atravessar o Mediterrâneo, beneficiarão em prioridade dos créditos concedidos pela Comissão Europeia para a gestão da migração.

-0- PANA AK/IS/MAR/IZ 13agosto2015