Agência Panafricana de Notícias

Comisário de polícia en chefe da MINUAD finda missão

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- O comissário de polícia sul-africano Michael Fryer da Missão ONU-UA em Darfur (MINUAD) findou a sua missão após dois anos de serviços, soube-se de fonte oficial.
"O comissário Fryer foi responsável da aplicação de todos os aspectos policiais do mandato da MINUAD, tendo trazido uma maior segurança e estabelidade ao povo de Darfur (oeste do Sudão) ", indicou quarta-feira a MINUAD num comunicado.
Fryer foi nomeado em Novembro de 2007 pelo presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, em consonância com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para dirigir o contingente policial no seio da força de manutenção da paz em Darfur, conturbada região ocidental do Sudão assolada por uma guerra civil desde Fevereiro de 2003.
Durante a sua missão, de acordo com o comunicado, Fryer esteve à altura de diversos desafios, nomeadamente o reforço da confiança do povo Kalma no seio do campo de pessoas deslocadas internas, a organização de patrulhas de longa distância de El Obeid a El Fasher, uma extensão de mais de 700 quilómetros, e o encam inhamento de veículos e materiais essenciais da MINUAD.
Antes da sua nomeação, Fryer dirigia durante sete anos a Divisão das Operações Especializadas da Polícia Sul-africana e era anteriormente comandante da Força Especial Sul-africana.