Agência Panafricana de Notícias

Comerciantes defendem reorganização da cooperação sino-senegalesa

Dakar- Senegal (PANA) -- A União Nacional dos Comerciantes e Industriais do Senegal (UNACOIS-JAPPO) anunciou terça-feira, em Dakar, a sua intenção de solicitar junto do Estado senegalês uma reorganização do funcionamento da cooperação entre a China e o Senegal.
Falando durante uma conferência de imprensa, os empresários senegaleses pediram o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, nomeadamente, a livre circulação de pessoas e bens, em particular para os comerciantes que "já não têm a possibilidade de obter vistos para ir comprar produtos na China".
Segundo os comerciantes senegaleses, os principais exploradores do mercado senegalês são actualmente os comerciantes chineses, que mantêm, há algum tempo, relações muito tensas com os seus colegas senegaleses por alegadamente terem fortemente contribuído para o desequilíbrio da balança comercial do país.
Porém, eles indicam que foram assumidos compromissos pela Embaixada da China em Dakar, após um acordo de facilitação das deslocações dos membros da UNACOIS à China, mas deploram que estes protocolos sejam desrespeitados.
Criada em 2007, a UNACOIS-JAPPO é parceira da Confederação Nacional dos Empregadores do Senegal (CNES) e do Agrupamento Económico do Senegal (GES), congregando todos os comerciantes, industriais e empresários do Senegal.