Combustível contaminado estaria na origem de acidente de avião na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O despenhamento do aparelho McDonnell Douglas 83 da companhia nigeriana «Dana Air », em que morreram 159 pessoas a 3 de junho último no subúrbio de Lagos, a capital económica da Nigéria, poderia ter sido causado por combustível contaminado, declarou uma fonte do setor da aviação à PANA.

« As investigações estão num estádio preliminar e nada é conclusivo, mas esta (o combustível contaminado) é uma possibilidade real», declarou a fonte sob anonimato, adiantando que “o mau combustível é uma das razões possíveis pelas quais os dois motores (do avião)  avariaram».

Segundo a imprensa local, o piloto informou uma avaria nos dois motores pouco antes do acidente.

Estas informações alimentaram as especulações segundo as quais o aparelho não esteve em bom estado no momento do acidente.

Mas, a fonte contactada pela PANA rejeitou as especulações, garantindo que os motores estavam em bom estado.

Segundo o diário privado « Guardian », o Escritório de Investigação dos Acidentes (AIB) apresentou o seu relatório preliminar ao Governo Federal, indicando que as amostras do combustível de avião (JET A1) retiradas no fim de semana junto dos distribuidores para análises de laboratórios estavam altamente contaminadas.

Esta descoberta suscitou “novas preocupações pela segurança  no setor da aviação, depois de os peritos dizerem que o combustível contaminado poderá provocar avaria nos motores do avião ou a sua avaria, causando acidente ».

O jornal informou que  «o relatório provisório, que é mais pormenorizado, será submetido dentro de três a seis meses, ou seja aproximadamente em setembro ou dezembro, em função do ritmo das investigações”.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/FK/TON 19junho2012

19 يونيو 2012 09:31:45




xhtml CSS