Comandante do Exército líbio anuncia liberação total da cidade líbia de Derna

Tripoli, Líbia (PANA) - A cidade de Derma, no leste, foi totalmente liberta das garras de grupos terroristas, dois meses depois de uma operação armada e do bloqueio da cidade pelo Exército, anunciou quinta-feira o comandante das forças armadas líbias baseada no leste, o marechal, Khalifa Haftar.

"Depois duma luta feroz e de sacrifícios, alcançamos como sempre a vitória sobre os terroristas e seus partidários (...). É com orgulho que anuncio a libertação da cidade de Derna, querida de todos os Líbios e o seu regresso ao seio da pátria", regozijou-se o marechal Haftar num vídeo divulgado quinta-feira última à noite nas redes sociais destinado ao povo líbio.

Saudou na ocasião o povo líbio e ilustres homens que responderam ao apelo da dignidade e aclamando o seu exército na luta contra o terrorismo.

O marechal Haftar também criticou a comunidade internacional por não ajudar o Exército líbio na sua luta contra o terrorismo, aludindo ao contínuo embargo de armas imposto à Líbia.

O exército anunciou de madrugada "as forças armadas invadiram o último ninho de grupos terroristas em Derna expulsando-os da cidade", no âmbito de uma ofensiva militar para libertar a cidade de grupos extremistas islâmicos.

A cidade de Derna estava sob controlo, desde 2011, de grupos extremistas armados que constituem o Conselho Choura de Moudjahdines de Derna, que não reconhece a legitimidade dos órgãos políticos instituídos na Líbia.

-0- PANA BY/DIM/DD 30junho2018

30 Junho 2018 11:14:49


xhtml CSS