Agência Panafricana de Notícias

Coletivo "Salvaguardemos o Togo" lança manifestação de 72 horas em Lomé

Lomé, Togo (PANA) - O Coletivo "Salvaguardemos o Togo", agrupando vários partidos políticos da oposição e organizações dos direitos humanos, iniciou terça-feira em Lomé uma marcha de protesto por várias artérias da capital togolesa, seguida de uma concentração que vai durar 72 horas na esplanada do Palácio dos Congressos de Lomé, constatou a PANA no local.

Iniciada por volta das 11:40 horas locais e TMG, na Avenida Augustino Pa de Souza, no bairro de Bè, a marcha agrupou milhares de manifestantes até à esplanada do Palácio dos Congressos de Lomé.

Contrariamente às suas manifestações anteriores, às vezes dispersadas com granadas lacrimogéneas, esta marcha do Coletivo Salvaguardemos o Togo (CST) foi enquadrada por forças de segurança e, apesar de alguns incidentes ligados ao itinerário seguido, tudo correu sem confrontos.

Através desta manifestação, o CST pretende reclamar por mais democracia no país, pelo respeito dos direitos humanos, pelas reformas políticas, pela transparência nas próximas eleições legislativas e locais e pelo fim da impunidade no Togo.

Segundo os responsáveis do Coletivo, a marcha visa chamar a atenção do Governo para os problemas sociopolíticos e económicos que abalam o país, nomeadamente a questão da carestia da vida, a pobreza e a espinhosa questão das eleições, fonte de conflitos neste país.

-0- PANA FAA/SSB/SOC/MAR/IZ 26set2012