Coletividade francesa apoia capital senegalesa

Paris, França(PANA) – A região de Ile-de-France, que engloba Paris, a capital francesa, projeta organizar em novembro próximo um seminário destinado a refletir sobre os melhores meios de garantir a segurança alimentar de Dakar, a capital senegalesa, indicou quinta-feira em Paris o responsável da Cooperação Norte-Sul na Agência Regional do Ambiente e Novas Energias (ARENE), Denis Dangaix.

Falando durante uma entrevista concedida à PANA, Denis Dangaix revelou que Dakar é  autosuficiente em produtos alimentares apenas durante três meses por ano.

«Durante os nove outros meses, Dakar é obrigada a importar os produtos alimentares por via terrestre, aérea ou marítima. Há muito agricultores em redor de Dakar, mas a terra está extremamente deteriorada pelos pesticidas », deplorou o responsável da Cooperação Norte-Sul da ARENE.

Para ele, apenas uma larga concertação que associa vereadores, produtores, consumidores e sindicalistas pode permitir resolver os problemas de défice de produtos alimentares em Dakar.

"Vamos organizar em novembro seminários sob forma de fórum de 60 a 80 pessoas a fim de discutir sobre todas as problemáticas do auto-abastecimento de Dakar em produtos alimentares", precisou Denis Dangaix, igualmente encarregado do projeto Clima entre Dakar e Ile-de-France.

Dakar e Ile-de-France possuem desde 1996 relações de cooperação multisetoriais, nomeadamente em matéria de ambiente e de clima.

-0- PANA SEI/AAS/FK/TON 10out2013

10 Outubro 2013 17:01:01


xhtml CSS