Cobertura em divisas garante apenas 99 dias de importação na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A cobertura em divisas da Tunísia apenas assegura 99 dias de importação para o país cujo valor estima-se em 11,01 biliões de dinares tunisinos, indicam estatísticas do Banco Central da Tunísia (BCT).

Esta cobertura deve pelo menos garantir 10 dias de importação para ser aceitável, precisou o BCT, explicando que apenas é possível resolver o problema do aumento das importações e da baixa das exportações pela disponibilidade das divisas, o que significa que a ausência de divisas agrava o défice da balança comercial do país.

O primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomâa, evocou no mesmo dia a situação económica difícil do país, anunciando que o Estado contratou empréstimos num valor total de 350 milhões de dinares tunisinos para pagar os salários do mês de abril.

No entanto, peritos em economia consideraram "exageradas" as declarações do chefe do Governo.

Segundo o economista Karim al-Treblessi, membro da União Geral Tunisina do Trabalho,  tais declarações são uma tentativa de impedir os trabalhadores de apresentar reivindicações sociais durante as negociações sobre o aumento dos salários no setor público.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/CJB/IZ 13abril2014

13 Abril 2014 10:44:55


xhtml CSS