Agência Panafricana de Notícias

Classe política e comunidade internacional instadas a ter confiança no calendário eleitoral na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Maioria Presidencial (MP), uma plataforma politica que apoia o Presidente Joseph Kabila, apelou à classe política e à comunidade internacional para ter confiança no calendário eleitoral divulgado domingo pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

O calendário anunciado pela CENI fixa para 23 de dezembro de 2018 as eleições presidenciais, legislativas e provinciais.

Nm comunicado oficial transmitido à PANA, segunda-feira, com a assinatura de André Alain Atundu Liongo, porta-voz da MP, esta plataforma manifesta a esperança de que a "divulgação deste calendário esperado pelo povo congolês vai contribuir para dissipar qualquer mal-entendido prejudicial ao prcesso eleitoral em curso".

A MP exorta todos os atores políticos a demostrar respeito pela legalidade constitucional e disciplina republicana caraterísticas de qualquer democracia, para garantir um bom fim ao processo eleitoral e realizar, nas melhores condições, a aspiração do povo à paz social e às eleições democráticas.

Na sua nota, a MP pede igualmente a todos os seus membros "para se engajar decididamente nos preparativos das eleições em conformidade com as diretivas da sua autoridade moral (Presidente Kabila) como prescritas pelo Bureau Político".

No domingo passado, 5, a CENI divulgou o seu calendário eleitoral, fixando as eleições presidenciais combinadas com as legislativas e as provinciais para 23 de dezembro de 2018.

O anúncio dos resultados definitivos destas eleições ficou marcado para 30 de dezembro de 2018 e a tomada de posse do Presidente eleito para 12 de janeiro de 2019.

-0- PANA KON/BEH/MAR/IZ 06nov2017