Cino soldados mortos em confrontos armados em Derna, no leste líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - Cinco soldados do Exército Nacional Líbio foram mortos em confrontos ocorridos quinta-feira última com combatentes do Conselho de Choura  dos Moudjahidine de Derna, no leste líbio, soube a PANA de fonte segura no local.

Os confrontos resultam, em Derna, de uma ofensiva militar lançada para derrubar grupos islamistas extremistas que ocupam a cidade.

O exército progrediu de maneira significativa na maioria dos eixos de Derna, indicou uma fonte militar, que precisa que "o Conselho de Choura de Derma sofreu pesadas baixas em termos de vidas humanas e materiais durante os confrontos violentos ocorridos nos  últimos dias ".

Por sua vez, o comandante da Brigada das Operações, Omar Mokhtar, das forças armadas leais ao marechal Khalifa Haftar, o general Slim Al-Rafadi, precisou que o exército assumiu o controlo duma área de 420 quilómetros dos combates à beira da cidade de Derna desde o lançamento das recentes operações militares.

O general Al-Rafadi frisou que "o exército líbio assumiu o controlo da fábrica de farinha e de massa alimentar, destacando que os combatentes do Couselho estão cercados por unidades do exército e que Derna é o próximo objetivo.

A cidade de Derna está sob a custódia de grupos extremistas armados chamados "Conselho de Choura dos Moudjahdines de Derna" e dos seus arredores que não reconhecem a legitimidade das órgãos políticos na Líbia.

Os habitantes da cidade estão confrontados com situações humanitárias difíceis causadas pelo encerramento de estradas impostos pela Brigada de Operações de Omar Mokhtar sob o comando geral do exército, incluindo uma grave penúria de pão, de alimentos, de equipamentos médicos e de combustível.

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 19maio2018

19 Maio 2018 14:09:06


xhtml CSS