Agência Panafricana de Notícias

Cinco pessoas morrem em acidentes no mar em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cinco pessoas morreram, domingo, em acidentes no mar, nas ilhas cabo-verdianas de Santigo e do Sal, apurou a PANA de fonte segura,

O caso mais grave aconteceu  quando três pessoas, entre as quais um oficial da Policia Nacional, morreram afogadas no mar, numa praia nos arredores da Achada Grande Trás, na capital cabo-verdiana.

Conforme várias fontes, esses três homens estavam a pescar em cima de uma pedra quando um deles foi arrastado pelo mar e os dois outros caíram na tentativa de o resgatarem, e nenhum deles conseguiu voltar com vida.

Em declarações à Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress}, o comandante da Seção da Polícia Marítima, Faustino Moreno, explicou que as vitimas faziam parte de um grupo de oito pessoas que praticava a pesca desportiva.

Uma quarta pessoa tentou ajudar os sinistrados mas acabou por regressar à terra quando viu que estava perante uma situação arriscada.

Domingo, um homem não identificado desapareceu no mar da Praia, de Quebra Canela, também nos arredores da capital cabo-verdiana, e o corpo ainda não foi resgatado, apesar das buscas que duraram até pouco depois das 18 horas locais. 

Também na ilha do Sal, um jovem de 21 anos de idade perdeu a vida no mesmo domingo, no mar de Cadjetinha Norte, quando foi surpreendido por uma correnteza que o puxou para o fundo do mar, soube a Inforpress de fonte segura.

Janilson dos Santos, também conhecido como Djay, encontrava-se num passeio de convívio, “dormia à beira-mar”, com amigos naquela praia, desde sexta-feira última, tendo perdido a vida pouco tempo depois de entrar no mar para se refrescar.

Autoridades sanitárias locais informaram que a vítima terá encontrado morte por afogamento, transformando assim o momento de lazer numa tragédia.

Puxado pela correnteza, conforme relato de amigos, Djay, que se encontrava a nadar na companhia de outros dois colegas, foi tirado do fundo do mar já inanimado.

Apesar da tentativa de reanimação cardíaca, não foi possível trazer-lhe à vida, tendo sucumbido no local do passeio perante aflição dos amigos.

Esta ano, tem vindo a ocorrer o número pouco usual de acidentes no mar em Cabo Verde, com destaque para os ocorridos na praia de Quebra Canela, onde, nas ultimas semanas, já foram contabilizados quatro óbitos por afogamento.

Autoridades marítimas têm vindo a apelar aos banhistas, que afluem em grande numero às praias de mar, numa altura de temperaturas particularmente elevadas, para terem cuidados redobrados a fim de evitarem que períodos de lazer terminem numa tragedia.

-0- PANA CS/DD 08agosto2022