Agência Panafricana de Notícias

Cinco países da África Oriental assina Acordo de Parceria Económica com a UE

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Cinco países da África Oriental, designadamente o Burundi, o Quénia, o Rwanda, a Tanzânia e o Uganda decidiram assinar um acordo de parceria económica (APE) com a União Europeia (UE), soube a PANA de fonte oficial em Bruxelas.

De acordo com um comunicado da Comissão Europeia enviado na sexta-feira á imprensa, a implementação do APE marcará a entrada em vigor da zona de libro comércio entre a UE e os países da região da África Oriental signatários do acordo.

A implementação far-se-á de maneira assimétrica pois, soube-se, todos os produtos dos países desta região africana vão entrar sem direitos alfandegários no mercado europeu, enquanto esses países vão abrir progressivamente o seu mercado aos produtos europeus.

Desde que as negociações sobre a conclusão dos APE foram lançadas em 2001, apenas três regiões africanas, designadamente a África Ocidental, a África Austral e a África Oriental concordaram com a conclusão do APE.

As negociações continuam em curso entre a UE e África Central para a assinatura dos mesmos convénios.

OS APE visam favorecer a entrada harmoniosa dos países África Caraíbas e Pacífico (ACP) no comércio mundial até 2020, termo previsto no Acordo de Cotonou (Benin), assinado em 2000 por 20 anos.

-0- PANA AK/DIM/DD 18out2014