Cinco países candidatos à organização da cimeira da Francofonia

Antananarivo- Madagáscar (PANA) -- Cinco países são candidatos à organização da cimeira da Francofonia em 2010, anunciou quarta-feira em Antananarivo (Madagáscar) o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf.
Trata-se de Madagáscar, da RD Congo, do Tchad, do Camboja e do Haiti, revelou Diouf durante uma conferência de imprensa que marca o fim de dois dias de trabalhos da Conferência Ministerial da Francofonia (CMF).
"A RD Congo defende a sua candidatura lembrando que a cimeira que devia acolher em 1991 foi anulada e organizada em França.
A Francofonia encontrará, no devido momento, um consenso para escolher o Estado que organizará a cimeira de 2010", afirmou o secretário- geral da instituição francófona.
A cimeira de chefes de Estado é a primeira instância de decisões da OIF e encarrega-se de designar o secretário-geral e definir o programa de estratégia decenal ou quadrienal.
As decisões adoptada na cimeira são executadas pelo secretário-geral sob o controlo da Conferência Ministerial e do Conselho Permanente da Francofonia (CPF) que decorrem regularmente ou em sessões extraordinárias.
A última cimeira da OIF realizou-se em Ouagadougou (Burkina Faso), onde os 63 chefes de Estado e de governos da Francofonia tomaram a decisão de se reunir em Setembro de 2006 em Bucareste (Roménia).

24 Novembro 2005 09:47:00




xhtml CSS