Cinco jornalistas de rádio comunitária presos no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Cinco jornalistas da "Umuco FM", uma rádio comunitária sediada no norte do Burundi, estão em prisão desde sábado alegadamente "por semear a desordem" no interior da redação após terem recebido, na véspera, cartas individuais de despedimento, declarou domingo o diretor desta estação, Innocent Manirakiza.

Os detidos teriam mal acolhido a decisão de serem demitidos por razões "orçamentais" e voltaram ao local de trabalho, no dia seguinte, e "vandalizaram a redação", segundo a mesma fonte que disse ter recorrido à Polícia "para pôr ordem em casa".

Numerosas são as rádios privadas que se queixam estes últimos tempos de dificuldades financeiras e reduzem o pessoal "não essencial", dizem alguns responsáveis dos média que enfrentam cada vez mais cortes nos subsídios até aqui provenientes, em grande parte, de Organizações não Governamentais internacionais.

A instauração dum fundo governamental de ajuda aos média privados ainda tarda a acontecer e faz recear o pior aos profissionais da imprensa que não podem contar com a publicidade, por falta de tradição de anúncios publicitários no país e num contexto de recessão económica generalizada.

-0- PANA FB/TBM/MAR/IZ 16out2011

16 Outubro 2011 22:04:22




xhtml CSS